Ars erotica e scientia sexualis em Foucault
Os diferentes procedimentos que produzem discurso verdadeiro sobre o sexo
Palavras-chave:
Sexo, Arte erótica, Ciência sexualResumo
De acordo com Foucault, é possível identificar dois procedimentos que vinculam o sexo à verdade, a saber, a arte erótica e a ciência sexual. Nesta, muito mais do que manter um saber secreto sobre o sexo individual, procura-se mesmo manifestar exaustivamente a verdade do sexo. Isso se dá pela técnica de confissão, vinda da penitência cristã e absorvida pela ciência, que impõe exaustivamente a necessidade de falar sobre o sexo. Naquela, trata-se de buscar, junto com um mestre, uma verdade sobre o sexo que diz de sua qualidade, de sua maior ou menor apreciação, que não deve ser exposta para todos, mas que deve constituir um tipo de saber esotérico. Assim, o trabalho aqui apresentado caracteriza a arte erótica e a ciência sexual, apontando suas principais diferenças, a fim de conceber o discurso verdadeiro sobre o sexo como algo contingente, que muda de acordo com a sociedade em que está inserido e com os procedimentos utilizados em sua elaboração, e não como discurso natural onde o sexo é apresentado como essência imutável.
Downloads
Referências
AZEREDO, Vania Dutra de. A vontade de saber. Arethusa, FFLCH-USP. Disponibilidade: http://arethusa.fflch.usp.br/node/108. Acesso em: 20 dez. 2017.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Muller Xaiver; revis. téc. Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. Sexualidade e verdade. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IX: genealogia da ética – subjetividade e sexualidade. Org., sel. textos e revis. téc. Manoel Barros da Motta; trad. Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. A sexualidade como um dispositivo histórico de poder. In: COSTA, Paula Regina et al. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais. Rio Grande: Ed. FURG, 2006, p. 98-107.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Benícia Oliveira da. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Estudos feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 521-33, mai./ago. 2011. https://doi.org/10.1590/s0104-026x2011000200014 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Igor Freitas Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.