Diretrizes Autorais
-
Somente serão considerados para publicação trabalhos inéditos (sob o crivo de ferramentas antiplágio) e que não tenham sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas. No caso de versões preprint, após avaliação entre pares positiva e publicação, o preprint deve referir a publicação na Inquietude.
-
A Inquietude publica trabalhos inéditos em forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções e entrevistas. Está voltada para a publicação de trabalhos de discentes de graduação e pós-graduação em filosofia e de áreas afins, desde que tenham cunho filosófico, embora plenamente aceite de docentes e outras pessoas pesquisadoras.
-
Artigos e ensaios, de pesquisa ou discussão, deverão ser preferencialmente submetidos em língua portuguesa ou inglesa (ou outra língua, justificada no ato de submissão), ser revisados linguisticamente e conter no mínimo 5.000 (cinco mil) palavras e no máximo 10.000 (dez mil) palavras (incluindo espaços, resumo/abstract, palavras-chave, notas e referências). O texto deve estar na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entre linhas 1,5. Deverá conter:
-
Resumo em português e inglês; mais um (opcional) terceiro idioma; com, no máximo, 200 palavras; contendo objetivo(s), metodologia(s) e resultado(s), de modo a contemplar suficiente e concisamente todo o conteúdo do trabalho.
-
Palavras-chave (mínimo três; máximo cinco) nas duas línguas obrigatórias (português e inglês); mais a opcional, se for o caso; separadas por ponto-e-vírgula.
-
Mais detalhes no menu, seção Formatação do Texto.
- Resenhas devem conter entre 2.000 (duas mil) e 6.000 (seis mil) palavras (incluindo espaços, notas e referências). Serão aceitas resenhas de obras em língua portuguesa publicadas nos últimos três anos e de língua estrangeira, nos últimos cinco anos. A resenha deve relacionar-se a obras de filosofia e ser inédita. O texto deve estar em português ou inglês e conter identificação completa da obra. A formatação do texto, citações e referências devem atender às mesmas normas dos artigos. A resenha será avaliada de acordo com a descrição do conteúdo da obra, a análise crítica e a qualidade textual. A autoria da resenha precisa diferir da autoria da obra resenhada, nem deve possuir vínculo familiar, acadêmico ou empregatício com a autoria original da obra.
-
Traduções e entrevistas serão apreciadas pelo corpo editorial conforme cada caso. O tamanho recomendado em ambos os casos é entre 2.000 (duas mil) e 6.000 (seis mil) palavras. No ato da submissão, a pessoa autora deverá enviar uma cópia do texto original, no caso de tradução. É responsabilidade da autoria apresentar à Inquietude autorização (de quem detém direitos autorais do texto) para publicar a tradução, a qual deverá estar anexa no ato da submissão, salvo justificativa. Com relação a entrevistas, encorajamos que sejam publicadas em coautoria das pessoas entrevistadoras e entrevistadas. A entrevista pressupõe o ponto de vista da pessoa entrevistada, entretanto, balizada pela investigação filosófica da pessoa entrevistadora ou coautoras: isso pode se traduzir, preferencialmente, numa introdução que contextualize a motivação e problemática presente na entrevista, bem como sua relevância para o estado-da-arte do tema discutido.
-
Considerando que a Inquietude adota a dupla avaliação cega entre pares, o corpo editorial não revelará o nome de pareceristas à autoria, nem o nome da autoria a pareceristas, independentemente de o artigo ser aceito ou não. Por isso, os trabalhos não devem conter, em hipótese alguma, qualquer tipo de identificação da autoria ou da avaliação: nome, titulação, vínculo institucional e e-mail da autoria deverão ser enviados em um arquivo separado, no ato de submissão do artigo.
-
O reconhecimento da primeira publicação deve ser atribuído à Inquietude, contudo, podendo ser republicada ou depositada em repositórios de escolha da autoria, mediante parecer favorável da autoria e da revista (considerando os casos em que a Inquietude se torne responsável por mediar possíveis conflitos de interesse, consoante nossa Política de Retratação).
-
Os artigos aceitos serão publicados sem qualquer custo financeiro, em formato PDF, versão on-line, no site revistainquietude.com.br.
-
Não serão publicados artigos de mesma autoria em números consecutivos da revista (observada essa regra, o artigo, caso aceito, poderá ficar arquivado para ser publicado em um dos números subsequentes, sob anuência autoral).
-
A Inquietude busca obedecer ao maior critério de “exogenia” (80 %), regulamentado pela Portaria nº 145, de 10 de setembro de 2021 (CAPES) e especificado pelo Relatório Qualis Periódicos Área 33: Filosofia.
-
Para uniformizar a versão final, a Inquietude encoraja constantemente todo o corpo editorial e de dupla revisão cega entre pares a seguir as instruções gerais para avaliação e formatação textual.
-
Os artigos deverão ser submetidos em: Fazer Nova Submissão.
-
Nosso contato é: revista.inquietude@gmail.com.