Erotismo e o realismo maravilhoso na literatura latino-americana
Anotações dispersas
Palavras-chave:
Realismo Maravilhoso, Erotismo, GaboResumo
O trabalho que lhes apresento tem relação direta com as minhas experimentações literárias desenvolvidas sobre o realismo maravilhoso. Não se trata de uma crítica literária sobre o universo do erotismo e suas fendas investigativas. Mas, sim, de uma imersão compulsiva do erótico nas obras do realismo maravilhoso, em particular, do seu mais célebre autor, Gabriel García Márquez. É um convite à provocação, um pulsar pela literatura que busca desbravar o erótico, a sensualidade e o desejo que manifestam as obras e os personagens dessa corrente literária latino-americana. Especificamente, Do amor e outros demônios (1994) e Memórias de minhas putas tristes (2004). É um “enxerimento literário” que tem sua base na erótica tímida, que se encontra na tênue relação entre a contemplação e o impulso do querer. O erótico que se vincula intrinsecamente aos traços disciplinadores e de controle dos corpos presentes na formação social e cultural latino-americana, sobretudo com as insígnias do obscuro, sigilo e medo. Contudo, expõe as mudanças sociais calcadas nas rupturas, inquietações, transgressões e no rebelar-se de mulheres e homens.
Downloads
Referências
CARPENTIER, Alejo. El reino de este mundo. Madri: Alianza, 2011.
CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CORTÁZAR, Julio. Aulas de literatura: Berkeley, 1980. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CRUZ, Juan. Cien veces Gabo. El país, 2013. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2013/01/18/eps/1358520917_568322.html. Acesso em: 19 maio 2018.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Carta de Gabo a Plínio (22 de julio de 1967). Disponível em: http://loescriboportubien.blogspot.com/2013/01/carta-de-gabo-plinio.html. Acesso em: 10 fev. 2018.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Cheiro de goiaba: conversas com Plinio Apuleyo Mendoza. Trad. Eliane Zagury. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Do amor e outros demônios, 2018. Disponível em: http://www.kbook.com.br/livraria/wpcontent/files_mf/doamoreoutrosdemoniosgabrielgarciamarquez.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Do amor e outros demônios. Trad. Moacir Werneck de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2011.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Memórias de minhas putas tristes. Trad. Eric Nepomuceno. 12ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Memórias de minhas putas tristes. Trad. Eric Nepomuceno. 24ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
USLAR PIETRI, Arturo. Letras y hombres de Venezuela. México: Fondo de Cultura Económica,1948.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alison Cleiton de Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.