Nietzsche e a crítica à “cientificidade feminina”
Palavras-chave:
Cientificidade, Feminino, Emancipação, Independência, Cultura teóricaResumo
O tema acerca do feminino, em Nietzsche, rende muitas polêmicas e variadas interpretações, muitas vezes sobre mesmo trecho estudado. O que tentaremos apresentar neste artigo é que a crítica que Nietzsche faz à emancipação feminina está interligada ao seu projeto filosófico que critica o dogmatismo dos filósofos e sua busca da “verdade” e também a ideia de igualdade. Nos trechos em que discutiremos neste trabalho, apontaremos as relações referentes ao feminino e à tradição filosófica do homem teórico desde Sócrates até a modernidade. Apresentaremos o início do declínio a partir da cultura socrática, passaremos pela crítica à linguagem e depois ao aforismo propriamente que abordaremos sobre o feminino. O que identificamos, nas palavras de Nietzsche, como “cientificidade feminina” é justamente um movimento onde este tipo (mulher científica) quer seguir as pegadas do homem teórico, o qual Nietzsche criticará duramente e lhe atribuirá o início da decadência da cultura. Como se pode falar em “emancipação”, uma vez que o que se busca, na verdade, é uma igualação à cultura da decadência? É neste contexto polêmico que apresentaremos nossas hipóteses sobre o tema.
Downloads
Referências
DESCARTES. Meditaçõessobre filosofia primeira. Tradução de Fausto Castilho. Editora Unicamp. Campinas –SP, 2013.
FREZZATTI JR, W. “O PROBLEMA DE SÓCRATES”: um exemplo da fisiopsicologia de Nietzsche. In: Rev. Fil., Aurora. v.20n.27, Curitiba –PR, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1801 –Acesso em 06/01/2021.
GIACOIA JR, O. Nietzsche e o feminino In: Natureza Humana, vol.4, n.1, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302002000100001 –Acesso em 06/01/2021.
____. Nietzsche e para além do bem de do mal. Filosofia passo a passo, Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro –RJ, 2002.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal.Tradução Paulo Cesar de Souza, Companhia das letras, São Paulo –SP, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 LUCAS ROMANOWSKI BARBOSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.