Nietzsche e a crítica à “cientificidade feminina”

Autores

  • LUCAS ROMANOWSKI BARBOSA Mestrando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Cientificidade, Feminino, Emancipação, Independência, Cultura teórica

Resumo

O tema acerca do feminino, em Nietzsche, rende muitas polêmicas e variadas interpretações, muitas vezes sobre mesmo trecho estudado. O que tentaremos apresentar neste artigo é que a crítica que Nietzsche faz à emancipação feminina está interligada ao seu projeto filosófico que critica o dogmatismo dos filósofos e sua busca da “verdade” e também a ideia de igualdade. Nos trechos em que discutiremos neste trabalho, apontaremos as relações referentes ao feminino e à tradição filosófica do homem teórico desde Sócrates até a modernidade. Apresentaremos o início do declínio a partir da cultura socrática, passaremos pela crítica à linguagem e depois ao aforismo propriamente que abordaremos sobre o feminino. O que identificamos, nas palavras de Nietzsche, como “cientificidade feminina” é justamente um movimento onde este tipo (mulher científica) quer seguir as pegadas do homem teórico, o qual Nietzsche criticará duramente e lhe atribuirá o início da decadência da cultura. Como se pode falar em “emancipação”, uma vez que o que se busca, na verdade, é uma igualação à cultura da decadência? É neste contexto polêmico que apresentaremos nossas hipóteses sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DESCARTES. Meditaçõessobre filosofia primeira. Tradução de Fausto Castilho. Editora Unicamp. Campinas –SP, 2013.

FREZZATTI JR, W. “O PROBLEMA DE SÓCRATES”: um exemplo da fisiopsicologia de Nietzsche. In: Rev. Fil., Aurora. v.20n.27, Curitiba –PR, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1801 –Acesso em 06/01/2021.

GIACOIA JR, O. Nietzsche e o feminino In: Natureza Humana, vol.4, n.1, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302002000100001 –Acesso em 06/01/2021.

____. Nietzsche e para além do bem de do mal. Filosofia passo a passo, Jorge Zahar Editora, Rio de Janeiro –RJ, 2002.

NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal.Tradução Paulo Cesar de Souza, Companhia das letras, São Paulo –SP, 2017.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

ROMANOWSKI BARBOSA, LUCAS. Nietzsche e a crítica à “cientificidade feminina”. Inquietude, Goiânia, v. 13, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/33. Acesso em: 4 abr. 2025.