O estatuto ontológico-epistêmico das verdades eternas cartesianas
Palavras-chave:
Descartes, Criação das verdades eternas, Saul Kripke, Contingente a prioriResumo
Este artigo procura revisar a maneira de se compreender a tese cartesiana sobre a criação divina das verdades eternas, uma tese muito controversa defendida por Descartes em algumas de suas cartas. Procuro entender de que modo essa tese determina a natureza metafísica e epistêmica das verdades eternas, e quais problemas se colocam para essa doutrina. Por fim, sugiro uma interpretação sobre a doutrina cartesiana cujo fio condutor é o desenvolvimento posterior de Saul Kripke sobre a noção de verdades contingentes a priori, e desenvolvo como ela resolve alguns problemas em contraste com outras interpretações, assim como considero possíveis objeções e dificuldades.
Downloads
Referências
CURLEY, Edwin M. Descartes on the creation of the eternal truths. The philosophical review, v. 93, n. 4, p. 569-97, 1984. https://doi.org/10.2307/2184828.
DESCARTES, René. Textos de Descartes sobre a livre criação das verdades eternas. Trad. Marcos André Gleizer. Analytica, v. 16, N. 1-2, p. 207-19, 2012. https://doi.org/10.35920/arf.v16i1-2.819.
FRANKFURT, Harry. Descartes on the creation of the eternal truths. The philosophical review, v. 86, n. 1, p. 36-57, 1977. https://doi.org/10.2307/2184161.
GLEIZER, Marcos André. Considerações acerca da doutrina cartesiana da livre criação das verdades eternas. In: GLEIZER, Marcos André et al. (ed.). São Paulo: Loyola, 1999, p. 183-98.
KRIPKE, Saul. Naming and necessity. 9ª ed. Cambridge: Harvard University Press, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael dos Santos Ongaratto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.