As mulheres, o ideal e o espelho em Nietzsche.

Autores

  • Igor Freitas Martins Discente do programa de pós-graduação (mestrado) em Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Desprezo, Verdadeiras Mulheres, Mulher em si

Resumo

Este texto busca interpretar duas linhas de uma sentença nietzscheana que diz respeito às mulheres. Trata-se de uma interpretação do aforismo 86 de Além do Bem e do Mal que fala sobre um certo desprezo das mulheres pela mulher e propõe a ideia segundo a qual o desprezo das verdadeiras mulheres não é idêntico ao desprezo dos homens cristãos, pois eles são direcionados para lados
diversificados. A ideia a ser proposta é a de que, diferente do desprezo do homem cristão que quando despreza o homem também despreza a si mesmo, o desprezo das verdadeiras mulheres não é o desprezo delas por elas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIACOIA, Oswaldo. Nietzsche e o Feminino. In: Natureza Humana ed. 4 (1): p. 9-31. jan-jun, 2002.

MARTON, Scarlett. Da realidade ao sonho: Nietzsche e as imagens da mulher. In: Estudos Nietzsche, v. 1, n. 1, p. 161-179, Curitiba: jan/jun. 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Tradução de Antonio Carlos Braga. 3 ed. Escala. São Paulo, 2011.

____. Crepúsculo dos Ídolos. Tradução, notas e posfácio de Paulo César Lima de Souza. Editora SCHWARCZ Ltda. São Paulo, 2006.

____. Humano, Demasiado Humano. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. Editora SCHWARCZ Ltda. São Paulo. 2000.

SILVA, Vagner da. A tipologia nietzschiana. In: Dialogia, v. 7, n. 1. p. 103-112. São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

FREITAS MARTINS, Igor. As mulheres, o ideal e o espelho em Nietzsche. Inquietude, Goiânia, v. 13, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/52. Acesso em: 4 abr. 2025.