O problema da decisão soberana na filosofia do Estado a partir da perspectiva do estado de exceção permamente
Schlagworte:
Agamben, Kelsen, Schmitt, ExceçãoAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar uma releitura da teoria da soberania de Hans Kelsen e de Carl Schmitt a partir da análise oferecida por Giorgio Agamben no programa Homo Sacer. O filósofo italiano busca reconstituir, como núcleo do poder soberano, aquilo que a tradição político-jurídica denomina “estado de exceção”. Para Agamben, não há oscilação, nos quadros do Estado moderno, entre a frágil sobrevivência da ordem legal, enquanto protetora da vida humana, e a suspensão excepcional da ordem; há, antes, um vazio necessário entre a norma e sua aplicação, que acaba por fundamentar a soberania no estado de exceção.
Downloads
Literaturhinweise
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. Trad. Iraci D. Poleti. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2004.
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção e genealogia do poder. Revista brasileira de estudos políticos, Belo Horizonte, n. 108, p. 21-39, jan./jun. 2014. https://doi.org/10.9732/p.0034-7191.2014v108p21.
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Trad. Henrique Burigo. 2ª ed. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2010.
AGAMBEN, Giorgio. O reino e a glória. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2011.
BARSALINI, Glauco. Direito e política na obra de Giorgio Agamben: soberania e estado de exceção permanente. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2013.
BENJAMIN, Walter. Crítica do poder: crítica da violência. In: BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Sel. e apres. Willi Bolle. São Paulo: Cultrix, 1986.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SCHMITT, Carl. Teología política. Trad. Francisco Javier Conde e Jorge Navarro Pérez. Madri: Trotta, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2018 Lucas Carvalho Lima Teixeira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.