Descartes, Heidegger, a condição humana e a questão do tempo futuro
Schlagworte:
Descartes, Heidegger, Homem, Tempo, FuturoAbstract
Neste artigo, pretendemos investigar o problema da condição humana e a sua relação com o tempo, sobretudo com o tempo futuro, a partir das perspectivas de Descartes e Heidegger. Ao conceber o sujeito como pensante, René Descartes instituiu a metafísica da subjetividade e a primazia da razão para a interpretação do homem. Na sua esteira, surgiu a sociedade cientificista, altamente especializada, que corrompeu a noção de ser e estabeleceu que o tempo não passa de uma sucessão de eventos, da ordem mensurável do movimento. Sucede, todavia, que a caracterização do tempo como mera sequência de fatos, um após o outro, encobre a possibilidade de significância do agora e afasta o homem do seu ser genuíno. Na visão de Heidegger, é preciso entender o tempo como determinante da estrutura primordial do ser e sopesar precipuamente o porvir para o desvelamento da sua mais correta hermenêutica.
Downloads
Literaturhinweise
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BLANC, Mafalda de Faria. Introdução à ontologia. 2ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.
CAPRA, Fritjof. O tao da física: um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. Trad. José Fernandes Dias. São Paulo: Cultrix, 1975.
DESCARTES, René. Discurso do método [1637]. In: DESCARTES, René. Discurso do método. As Paixões da alma. Meditações. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 33-100. (Os pensadores)
DESCARTES, René. Meditações [1641]. In: DESCARTES, René. Discurso do método. As Paixões da alma. Meditações. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 233-334. (Os pensadores)
HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1966.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2014.
HUISMAN, Denis. Dicionário de obras filosóficas. Trad. Ivone Castilho Benedeti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MARQUES, Jordino. Descartes e sua concepção de homem. São Paulo: Loyola, 1993.
SALES, Marcela Barbosa Leite. A questão da dimensão ética na analítica existencial heideggeriana. Ágora filosófica, v. 2, n. 1, p. 35-54, jan./jun. 2002.
STEIN, Ernildo. Introdução. In: HEIDEGGER, Martin. Conferências e escritos filosóficos. Trad. e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 2005, p. 5-19. (Os pensadores)
TARGA, Dante Carvalho. Ciência e sociedade: livro didático. Palhoça: UnisulVirtual, 2014.
VATTIMO, Gianni. Introdução a Heidegger. Trad. João Gama. 10ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2017 Dante Carvalho Targa, Fabrício Fonseca Machado

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.