Rousseau, Marx e a propriedade privada
Schlagworte:
Rousseau, Marx, Propriedade privada, AlienaçãoAbstract
Rousseau é reconhecido por ser um dos primeiros críticos da sociedade burguesa. Já no século XVIII seu discurso destoa dos demais. Como o professor Lucio Colletti adverte: “o principal motivo para a cisão entre Rousseau e os philosophes pode ser encontrado nas suas diferenças de princípio, e acima de tudo, na diferença de atitude em relação à ‘sociedade civil’”. A propriedade privada, tão cara à sociedade moderna, aparece, aos olhos do filósofo genebrino, como o ponto de culminância de um processo de desvirtuamento e de alienação do gênero humano. No seu segundo Discurso Rousseau inicia a abertura de uma rota que quase um século mais tarde seria explorada por Karl Marx, o qual identifica, na essência da propriedade privada, a alienação, ou o estranhamento, do gênero humano que Rousseau já indicara. A hipótese que perseguimos pode ser expressa por meio da seguinte formulação: a crítica da propriedade privada desempenha um papel semelhante na argumentação de ambos. Aqueles reconhecem no processo de desenvolvimento da propriedade privada a efetivação, a atualização, a realização, do estado de alienação dos homens em relação as suas próprias forças essenciais, naturais.
Downloads
Literaturhinweise
COLLETTI, Lucio. From Rousseau to Lênin: studies in ideology and society. Trad. John Merrington e Judith White. Nova Iorque: Monthly Review Press, 1972.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MÉSZÁROS, István. Marx’s theory of alienation. 4ª ed. Londres: Merlin Press, 1975.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Maria Ermantina Galvão. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SCHEARER, Michael. Private property: Locke vs. Rousseau. Scribd, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/78917012/Private-Property-Locke-vs-Rousseau. Acesso em 19/04/2013.
VON MISES, Ludwig. Liberalism in the classical tradition. Trad. Ralph Raico. 3ª ed. Nova Iorque: The Foundation for Economic Education, 1985.
WOKLER, Robert. Rousseau: a very short introduction. Nova Iorque: Oxford University Press, 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2014 André Ferreira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.