Bd. 5 Nr. 1 (2014): Dossiê Rousseau

					Ansehen Bd. 5 Nr. 1 (2014): Dossiê Rousseau

Mantendo um de seus principais propósitos - o de acolher e incentivar o envolvimento de estudantes com a escrita e a participação em eventos relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFG - a Inquietude chega a sua nona publicação (v. 5, n. 1). Nesta edição apresentamos o Dossiê Rousseau com oito artigos selecionados do “VI Colóquio Internacional Rousseau: Festa e Representação” realizado na cidade de Pirenópolis/GO em junho de 2013. Também contamos com uma Seção Especial com três textos produzidos ao longo de uma disciplina ministrada na pós-graduação (2013/2) pela professora Adriana Delbó. Por fim, temos uma tradução inédita em português, elaborada por Pedro Labaig (colaborador da Inquietude) da última entrevista concedida por Michel Foucault, 27 dias antes de seu falecimento, publicada recentemente pelo jornal francês Libération; e também uma resenha (feita por Cícero Josinaldo, professor de filosofia em estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia da UFG e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES) sobre o livro Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira (Forense Universitária, 2014) do querido professor, e atual diretor de nossa Faculdade, Adriano Correia.

A seguir, temos dois textos elaborados como apresentação ao Dossiê Rousseau e à Seção Especial. O primeiro, escrito pelos próprios organizadores do VI Colóquio Internacional Rousseau, e o segundo pela Profª Drª. Adriana Delbó, para os textos elaborados na disciplina por ela ministrada.

 

A edição.

 

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DOSSIÊ ROUSSEAU

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (CNPq), em conjunto com o Grupo de Trabalho Rousseau e o Iluminismo (ANPOF), realizou o VI Colóquio Internacional Rousseau “Festa e Representação”, o qual, reunindo mais de 120 pesquisadores – estudantes e professores, brasileiros e estrangeiros –, refletiu o trabalho acadêmico comprometido com a pesquisa e a formação de pesquisadores que vem sendo realizado há mais de 15 anos. Organizado pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em junho de 2013, na cidade de Pirenópolis - Goiás, o Colóquio marcou também o encerramento das homenagens aos 300 anos de nascimento de Jean-Jacques Rousseau.

Em que pese a temática geral do Colóquio “Festa e Representação”, visando acolher a multiplicidade do pensamento rousseauísta e propiciar a discussão aprofundada das pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito dos cursos de pós-graduações, as comunicações foram apresentadas no marco da discussão das linhas de pesquisa do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau: 1) moral, política e sociedade; 2) estética, literatura e subjetividade; 3) cultura e formação. Os artigos que agora trazemos a público, no Dossiê Rousseau da Inquietude, refletem estas temáticas e oferecem ao leitor uma pequena mostra das comunicações apresentadas por alunos de pós-graduação durante o VI Colóquio.

Propomos ao leitor do Dossiê Rousseau iniciar a leitura pelo artigo de Anderson dos Santos acerca do tema da soberania, um tema tão caro quanto controverso na filosofia política. Partindo do tema da guerra na obra O direito da guerra e da paz de Hugo Grotius, Anderson apresenta o conceito de soberania para este autor e o confronta com a concepção de Jean-Jacques Rousseau em Do contrato social, o qual defende que a soberania pertence ao povo e que essa deve ser exercida em conformidade à vontade geral. A soberania do povo que se manifesta por meio da vontade geral é o eixo central do pensamento político rousseauísta, embora a formação da vontade geral seja objeto de polêmicas entre os estudiosos. Neste sentido, o artigo de Lucas Ribeiro, que problematiza a tarefa do Legislador, contribui para essa discussão. Buscando esclarecer a distinção conceitual entre persuadir e convencer, o artigo propõe-se a fornecer alguns aportes para a compreensão da natureza da linguagem do Legislador, bem como explicitar os efeitos por ela visados.

Na sequência, Nairis de Lima, tendo como referência a passagem do estado de natureza ao estado civil descrita no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, apresenta uma espécie de genealogia da propriedade contrapondo Rousseau, para quem a propriedade implica o surgimento da desigualdade entre os homens e as principais mazelas do convívio social, a Locke, que defende ser a propriedade um prolongamento do indivíduo. A posição crítica de Rousseau à propriedade privada o fez reconhecido como um dos primeiros críticos da sociedade burguesa, a qual lhe aparece como o ponto de culminância de um processo de desvirtuamento e de alienação do gênero humano. Seguindo essa linha argumentativa, André Ferreira aproxima o pensamento de Rousseau ao de Marx demonstrando que a crítica à propriedade privada desempenha um papel semelhante na argumentação de ambos os autores, posto reconhecerem no processo de desenvolvimento da propriedade privada a realização da alienação dos homens em relação às suas próprias forças essenciais, naturais. Partindo do pressuposto de que a desigualdade é um problema extremamente grave e responsável por degradar os regimes políticos, Vital Alves analisa os efeitos da desigualdade no âmbito do Estado republicano, a fim de discernir suas prováveis consequências e discutir se Rousseau sugere medidas ou providências para protelar o vir-a-ser da desigualdade.

O Dossiê apresenta ainda uma discussão acerca dos temas da moralidade, da formação e da subjetividade. Gabriel Antunes dedica-se à análise do controverso conceito de perfectibilidade humana no pensamento de Rousseau, discutindo a relação entre a ruptura irreversível com a felicidade original do homem, no seu processo em direção ao estado civil, e a assunção da vida moral enquanto exercício de virtudes. Argumentando que é preciso muita arte para conciliar natureza e sociedade a fim de impedir que o homem social degenere completamente, Homero Souza Filho tematiza a educação e a filosofia como artifícios fundamentais para a formação do homem, a partir da análise do Emílio. Finalmente, o artigo de Natália Carminatti estuda o tema da memória e da reconstituição das lembranças em Les rêveries du promeneur solitaire. Com base em estudos psicanalíticos, discute a importância do desvelamento de lembranças esquecidas (ou mascaradas pelas repressões sociais) para o entendimento do próprio ser.

A diversidade de temas tratados pelos artigos e as inter-relações que surgem ao/à leitor/a, na medida  em que passamos de um texto para o outro, mostra, ao mesmo tempo, a riqueza e a dificuldade de conhecer e interpretar o pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Na expectativa de contribuir com as discussões, oferecemos às/aos leitoras/es da Inquietude o Dossiê elaborado a partir do VI Colóquio Internacional Rousseau.

 

Organização:
Profª. Drª. Helena Esser dos Reis
Profª. Drª. Marisa Alves Vento
Prof. Dr. Renato Moscateli

 

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SEÇÃO ESPECIAL
Elos e oposições entre cultura, política e formação em Nietzsche

Na Seção Especial deste número da Inquietude temos o orgulho de publicar três artigos cuja elaboração se deu ao longo da disciplina Elos e oposições entre cultura, política e formação em Nietzsche ministrada no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás, no 2º semestre de 2013. Isso nos honra não só por poder compartilhar com as/os leitoras/es a qualidade de textos que buscam sistematizar os pensamentos inquietantes ocorridos durante o percurso da disciplina, mas também porque a escrita, uma atividade duradoura, exigente, indispensável, inusitada, e como momento privilegiado para os movimentos do pensamento, não pode ser um evento repentino e isolado. Pelas exigências decorrentes do processo de criação inerentes à escrita, ao envolverem-se com ela, as/os estudantes desocupam o lugar cômodo de ouvintes de aulas – lugar importante, mas um tanto insuficiente para o trabalhoso movimento do pensar. Ingressando em um patamar ao menos mais amplo e mais rigoroso, às/aos estudantes cabem incontáveis vezes ler, reler, perguntar e perguntar-se, continuar com dúvidas, buscar respostas, refazê-las, lidar com a insatisfação, organizar as ideias, reorganizá-las, sistematizar o que circunstancialmente conseguiram pensar.

A escrita é o estudo; não é prestação de contas. A obtenção de notas/conceitos é mero resultado de um envolvimento autoral das/os estudantes com as disciplinas cursadas. Mais do que cumprimento burocrático de uma exigência posta pelas grades curriculares, cursar uma disciplina pode ser o momento de formação de estudantes: tempo e espaço para ler, ouvir, reler, ter dúvidas, poder expô-las, poder escrever compreensões, ter leitoras/es, receber críticas, correções e contribuições. Por fim, reescrever e momentaneamente finalizar um estudo. A todo instante o enfrentamento com a desordem dos pensamentos movimentando-se para a feitura daquilo que as Instituições de Ensino exigem e, portanto, precisam ofertar: a condição para o pensamento escrito, o texto.

No artigo Nietzsche, a cultura e a formação de si: Da arte do estilo à arte de tornar-se quem se é, Carmelita Brito de Freitas Felício compartilha com as/os leitoras/es o que conseguiu sistematizar a partir de seus estudos no decorrer da disciplina: como a crítica de Nietzsche à cultura mobiliza compreensões acerca da ideia de formação de si. Se a cultura passa pelo cultivo de um “tipo homem”, de que modo podemos “nos tornar o que somos”? E, o que somos!? O artigo oferece aos leitores a compreensão alcançada em torno da ideia de estilo como criação de si, vínculos entre cultura e criação, entraves entre educação e autoformação.

No artigo Acordando do sonho ou repetindo o pesadelo? A cultura superior em Nietzsche sob as críticas de Agamben, Pedro Lucas Dulci disponibiliza às/aos leitoras/es a análise alcançada a respeito da limitação da cultura ocidental tendo em vista a despotencialização da vida. Está em questão a leitura que Agamben fez de Nietzsche, entretanto as preocupações comuns a ambos pensadores só têm a oferecer a compreensão no que tange à indissociabilidade entre vida, criação e cultura.

No artigo Nietzsche: A crítica da metafísica e o corpo como ponto de partida, o Edson Prado nos traz uma compreensão da noção nietzschiana de corpo, articulando-a com a crítica de Nietzsche à metafísica, tendo como pano de fundo a sua preocupação com a cultura.

Textos em disciplinas. Disciplina para textos. Disciplina para dúvidas, exposições, compreensões e incompreensões, sistematizações. Leituras inebriadas de envolvimento com questões provocadas em disciplina. Disciplina fora da disciplina. Eis o desafio do árduo, mas empolgante trabalho realizado entre estudantes e professoras/es.

 

Adriana Delbó

Veröffentlicht: 2014-08-25

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