Modernidade e literatura engajada

Uma aproximação entre Habermas e Sartre

Auteurs

  • Lennimarx Porfírio Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mots-clés :

Habermas, Modernidade, Agir Comunicativo, Sartre, Literatura

Résumé

Este trabalho consiste em uma aproximação entre a teoria da modernidade desenvolvida por Jürgen Habermas e a ideia de literatura engajada sob a perspectiva de Jean-Paul Sartre. O artigo mostra como a teoria habermasiana se constrói em diálogo com a tradição de pensamento para que se possa ressaltar a novidade representada pela distinção conferida por Habermas ao agir comunicativo, o qual passa a vigorar como o modo fundamental do agir social. A modernidade é vista, então, como a emancipação das diferentes esferas de valor do mundo da vida, articuladas enquanto materializações dos quadros de referência, de acordo com os quais se realiza o agir comunicativo. É mostrado como Sartre reconhece na literatura uma ponte entre o efêmero e o duradouro. A autonomia da arte enquanto esfera de valor encontra eco no papel reservado por Sartre à literatura em seu Que é a literatura? através da figura do engajamento, significando participação do escritor nos assuntos de seu tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HABERMAS, Jürgen. Modernity: an unfinished project. In: BENHABIB, Seyla; D’ENTRÈVES, Maurizio Passerin. Habermas and the unfinished project of modernity. Cambridge: MIT Press, 1997, p. 38-55.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. Trad. Luiz Sergio Repa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. Vol. 2. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura?. Trad. Carlos Felipe Moisés. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

Téléchargements

Publiée

2016-11-29

Comment citer

PORFÍRIO OLIVEIRA, Lennimarx. Modernidade e literatura engajada: Uma aproximação entre Habermas e Sartre. Inquietude, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 88–104, 2016. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/183. Acesso em: 19 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos