O conceito de fundamentação última na fenomenologia de Max Scheler

Auteurs

  • Daniel Artur Emidio Branco Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mots-clés :

Fundamento, Mundo, Corpo, Alma, Fenomenologia

Résumé

O presente artigo busca investigar, tendo como fonte primária a obra A posição do homem no cosmos, o conceito de fundamento último na fenomenologia de Max Scheler. Não querendo ser exaustivo, mas introdutório, este trabalho trará a lume a reflexão de Scheler sobre a metafísica e a implicação do seu conceito inovador, o qual rejeita o conceito clássico de fundamentação última, para a sua fenomenologia, antropologia e cosmologia. A primeira seção tratará do seu conceito de alma. A segunda seção estudará o seu conceito de corpo (anthropos). A terceira seção, por sua vez, investigará, de forma introdutória, o seu conceito de fundamentação última. A quarta e última seção buscará estudar a relação entre o seu conceito de metafísica e a sua fenomenologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

MACHADO, Marisa. Scheler: a ética material dos valores. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2., [2006?], Santa Maria. Anais [...] Santa Maria, UFSM, 2013 [2006?], p. 1-2.

SCHELER, Max. A posição do homem no cosmos. Trad. Marco Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

VOLKMER, Sérgio. O perceber do valor na ética material de Max Scheler. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, PUCRS, Porto Alegre, 2006.

Téléchargements

Publiée

2016-11-29

Comment citer

ARTUR EMIDIO BRANCO, Daniel. O conceito de fundamentação última na fenomenologia de Max Scheler. Inquietude, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 105–17, 2016. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/184. Acesso em: 19 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos