A arte como uma possibilidade de educação emancipatória na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos
Palavras-chave:
EAJA, Dialogicidade, Educação emancipatória, ArteResumo
O presente relato de experiência é um recorte do projeto desenvolvido e realizado por acadêmicos(as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), no componente curricular Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Educação (RME) do município de Goiânia, que atende a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA). Sob a concepção da Dialogicidade, buscou-se por elementos construtivos que relacionasse ação e reflexão. Conforme Freire (1987), pode-se transformar o mundo mediante uma educação libertadora em que cada sujeito é autor e protagonista de sua vida. Conforme Rancière (2012, p. 16), “cada ato intelectual é um caminho traçado entre uma ignorância e um saber, um caminho que abole incessantemente, com suas fronteiras, a fixidez e a hierarquia das posições”. Buscou-se por práticas educativas que viabilizassem as formas sensíveis de vivenciar, acolher e resolver os desafios estabelecidos pelo contexto real dos(as) educandos(as). Recorreu-se também à Proposta Triangular com o propósito de propiciar a experimentação, a criação e a apreciação aos(as) educandos(as), pois a inserção da arte na sala de aula possibilita uma educação mais sensível, emancipatória e transformadora de realidades.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2017.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FIDELIS. Projeto Político Pedagógico (PPP). Goiânia, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALDINO, Pedro Danilo. A relação entre estética e política na obra de Jacques Rancière. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
GOIÂNIA. Proposta político-pedagógico da educação de adolescentes, jovens e adultos. Goiânia: Secretaria Municipal de Educação/SME, 2016.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.
NERIS, Rodrigo. Descaminhos da experiência: uma jornada de investigação com estudantes na construção de sentidos na e para a experiência. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras completas. Sel. textos Gerárd Lebrun; trad. e notas Rubem Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SOARES, Eder. A dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos. 2006. 180 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2006.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alana da Silva Melo, Jardeson Rodrigues da Silva de Sousa, Juliene do Couto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.