A arte como uma possibilidade de educação emancipatória na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos
Mots-clés :
EAJA, Dialogicidade, Educação emancipatória, ArteRésumé
O presente relato de experiência é um recorte do projeto desenvolvido e realizado por acadêmicos(as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), no componente curricular Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Educação (RME) do município de Goiânia, que atende a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA). Sob a concepção da Dialogicidade, buscou-se por elementos construtivos que relacionasse ação e reflexão. Conforme Freire (1987), pode-se transformar o mundo mediante uma educação libertadora em que cada sujeito é autor e protagonista de sua vida. Conforme Rancière (2012, p. 16), “cada ato intelectual é um caminho traçado entre uma ignorância e um saber, um caminho que abole incessantemente, com suas fronteiras, a fixidez e a hierarquia das posições”. Buscou-se por práticas educativas que viabilizassem as formas sensíveis de vivenciar, acolher e resolver os desafios estabelecidos pelo contexto real dos(as) educandos(as). Recorreu-se também à Proposta Triangular com o propósito de propiciar a experimentação, a criação e a apreciação aos(as) educandos(as), pois a inserção da arte na sala de aula possibilita uma educação mais sensível, emancipatória e transformadora de realidades.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2017.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FIDELIS. Projeto Político Pedagógico (PPP). Goiânia, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALDINO, Pedro Danilo. A relação entre estética e política na obra de Jacques Rancière. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
GOIÂNIA. Proposta político-pedagógico da educação de adolescentes, jovens e adultos. Goiânia: Secretaria Municipal de Educação/SME, 2016.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.
NERIS, Rodrigo. Descaminhos da experiência: uma jornada de investigação com estudantes na construção de sentidos na e para a experiência. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras completas. Sel. textos Gerárd Lebrun; trad. e notas Rubem Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SOARES, Eder. A dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos. 2006. 180 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2006.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 1999.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Alana da Silva Melo, Jardeson Rodrigues da Silva de Sousa, Juliene do Couto 2019

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.