A compreensão heideggeriana do conceito de metafísica

Autores

  • Tatiana Betanin Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Filosofia, Heidegger, Metafísica

Resumo

Este artigo visa reconstruir a explicitação da origem e da história da palavra “metafísica” realizada por Heidegger no livro Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Iniciamos destacando a significação originária de phýsis para esclarecer o significado do termo “física” que compõe a palavra “metafísica”. Em seguida, abordaremos, brevemente, o conceito de phýsis tal como aparece no pensamento de Aristóteles para, a partir disso, esclarecer o contexto em que surge o significado de metà, e, assim, a transformação na compreensão da metafísica bem como da filosofia. Para finalizar destacamos a relação entre
filosofia, metafísica e transcendência para mostrar que elas são o próprio ser-aí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HEIDEGGER, Martin. Os Conceitos Fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

______. Que é isto – a filosofia?. In: Conferências e escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

BETANIN, Tatiana. A compreensão heideggeriana do conceito de metafísica. Inquietude, Goiânia, v. 11, n. 2, 2025. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/63. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos