A philia e a pólis em Aristóteles

Um estímulo à tolerância

Autor/innen

  • Adriano Sotero Bin Universidade de Brasília (UnB)

Schlagworte:

Aristóteles, Política, Pólis, Amizade

Abstract

O presente artigo pretende analisar os conceitos de amizade e política na filosofia de Aristóteles e sua relação com o conceito de tolerância. Busca-se a compreensão dos elementos constitutivos, os tipos de amizade, quais condições se manifestam e como a amizade se relaciona com a política na filosofia aristotélica. A partir dos conceitos de amizade e política é feita uma abordagem aproximativa com o usual conceito de tolerância, atualmente, bastante utilizado em um contexto de sociedades pluralistas e como a concepção aristotélica de amizade política pode auxiliar na construção de uma visão que fortaleça o congraçamento e coesão social.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Edson Bini. 3ª ed. Bauru: Edipro, 2013.

ARISTÓTELES. Política. Trad. Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Ed. UnB, 1997.

AURÉLIO, Diogo Pires. Um fio de nada: ensaio sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BOBBIO, Norberto. MATTEUCI, Nicola. PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Trad. Carmen C. Varriale et al. 5ª ed. Brasília: Ed. UnB, 2000.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e sociabilidade. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1993. (Filosofia)

PONTIN, Patrícia Boreggio do Valle. O escudo grego: a simbologia de um equipamento decisivo. 2006. 350 f. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia, USP, São Paulo, 2006.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Trad. Ísis Borges B. da Fonseca. 19ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

Veröffentlicht

2020-02-18

Zitationsvorschlag

SOTERO BIN, Adriano. A philia e a pólis em Aristóteles: Um estímulo à tolerância. Inquietude, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 37–52, 2020. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/132. Acesso em: 19 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos