Corpo e luz na produção de imagem

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Schlagworte:

Imagem, Maquinismo, Deleuze, Bergson, Memória

Abstract

No bergsonismo deleuzeano encontramos remissões a uma filosofia da imagem, se não filosofia, bem certo que a uma analogia estreita entre maquinismo de produção de imagem e maquinismo de acesso à memória ontológica. Enquanto na fotografia a focalização é obter via de regra uma imagem nítida, por sua vez, na teoria da memória, a focalização é atingir o ponto onde a percepção pura e a lembrança pura se recortam, se cruzam e se reatam, isto é, o foco na teoria da memória é efetivamente o ponto onde se dá a passagem da experiência para as condições da experiência. O ponto focal que Deleuze remete ao momento em que as duas direções, percepção e lembrança, se distinguem e se reconectam, é atingido pela intuição a partir de um maquinismo que conjuga três pontos inseridos numa mecânica de justaposição: ponto confuso, ponto preciso, ponto virtual. Tal como numa máquina fotográfica, o foco é adquirido a partir de uma conjugação de elementos indispensáveis para a produção da imagem, de modo que esse foco é resultado do manejo de fatores que se desdobram relacionando distância, quantidade de luz e tempo. Diante dos maquinismos da fotografia e da memória, propomos relacionar a produção da imagem com o corpo, cuja fonte é o próprio bergsonismo que não vacila em tratar a relação entre corpo e alma a partir dos atravessamentos energéticos materiais, cuja tese mínima é a imagem.

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Literaturhinweise

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PRADO JÚNIOR, Bento. Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na filosofia de Bergson. São Paulo: Edusp, 1988.

Veröffentlicht

2019-07-31

Zitationsvorschlag

GOMES ARAUJO, Ana Carolina. Corpo e luz na produção de imagem. Inquietude, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 75–89, 2019. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/147. Acesso em: 19 mai. 2025.