Adorno e Kafka
Estética da negatividade
Palabras clave:
Adorno, Kafka, Negatividade, EstéticaResumen
Este artigo possui dois objetivos. O primeiro é evidenciar como o surgimento da indústria cultural se vincula à elaboração de uma estética negativa. Em oposição à indústria cultural, que satisfaz as necessidades de distração e fruição estética do público e reforça o status quo, estabelece-se uma estética negativa. Adorno, ao avaliar o controle da esfera cultural, busca, na arte moderna, elementos que assegurem a autonomia da arte e sua desidentificação, ou seja, seu momento negativo e, por isso, crítico em relação à falsa totalidade social. O segundo objetivo é esclarecer, amparado pelas considerações de Adorno em sua obra Anotações sobre Kafka, como o elemento negativo está presente na obra desse literato. Adorno realiza uma análise imanente da forma kafkiana e lança luz à evocação de imagens, por meio das quais Kafka proporciona uma reflexão sobre o todo social deteriorado.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Anotações sobre Kafka. In: ADORNO, Theodor. Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos. São Paulo: Ática, 1998.
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2013.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
FREITAS, Verlaine. Alteridade e transcendência: a dialética da arte moderna em Theodor Adorno. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virginia; KANGUSSU, Imaculada. Theoria aesthetica. Em comemoração ao centenário de Theodor W. Adorno. Porto Alegre: Escritos, 2005, p. 45-53.
KAFKA, Franz. O castelo. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2006.
KAFKA, Franz. O processo. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Marina Coelho Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.