Uma fenomenologia da existência
Sobre A dúvida de Cézanne de Maurice Merleau-Ponty
Mots-clés :
Cézanne, Merleau-Ponty, Natureza, SensaçõesRésumé
Vida versus obra, a que se deve a pintura de Cézanne? Podemos compreender a obra pela vida e por outra perspectiva, traduzi-la a partir da história da arte. A pintura de Cézanne, imbuída de caráter inumano, era uma pintura advinda da natureza. Esse artigo à luz do pensamento de Merleau-Ponty propõe elucidar a relação existência-arte na obra do pintor, revelar através da arte e do vivido a consciência que Cézanne cria na medida em que traduz visivelmente em sua pintura a aparência das coisas pelas sensações.
Téléchargements
Références
FAUCONNIER, Bernard. Cézanne. Trad. Renée Eve Levié. Porto Alegre: L&PM, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos selecionados. Org. Marilena de Souza Chaui. Trad. Marilena de Souza Chaui, Pedro de Souza Moraes e Nelson Alfredo Aguilaar. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores)
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos selecionados. Org. Marilena de Souza Chaui. Trad. Marilena de Souza Chaui, Pedro de Souza Moraes e Nelson Alfredo Aguilaar. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores)
OLIVEIRA, Wanderley. Cézanne e a arte como resposta à existência: um estudo de A dúvida de Cézanne de M. Merleau-Ponty. Revista eletrônica do grupo PET - Ciências Humanas, Estética e Artes da Universidade de São João Del Rei, v. 1, n. 1, p. 1-13, jan./dez. 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Luana Lopes Xavier 2013

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.