Vol. 8 No 1 (2017)

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É com grande alegria que anunciamos mais um volume da revista Inquietude: volume 8, número 1, fruto de muita dedicação e esforço. A imagem do mural produzido por Keith Haring compõe a capa deste número.

A filosofia é repleta de exemplos para pensarmos de que forma o conhecimento se faz: se por consensos ou conflitos. Teria Aristóteles alcançado seu profundo pensamento ético caso não houvesse estudado a ética platônica e percebido que com ela concordava em alguns aspectos e não em outros? Kant afirma que todos os pensadores da filosofia constroem seus edifícios do conhecimento sobre as ruínas de outras filosofias. Acreditamos que inquietar-se com o pensamento de outros autores seja um impulso para o conhecimento.

É neste movimento, entre conflitos e consensos, que apresentamos esta edição composta por quatro artigos e duas resenhas, além de uma seção de resumos de dissertações de mestrado, resumos de monografias e relatórios de iniciação científica.

No texto de abertura, intitulado Teoria do erro, o problema da objetividade moral e fenomenologia do valor, o autor Emerson Martins Soares faz uso da obra Ethics: inventing right and wrong, de J. L. Mackie, para discutir o desenvolvimento da Teoria do Erro, enfatizando suas principais características. Conforme dito acima, não só de consensos vive a filosofia, logo, o texto em questão busca tecer críticas à teoria de Mackie, colocando em cheque o êxito de sua teoria. Para Mackie, não existiriam valores morais objetivos. É usando o próprio desenvolvimento de Mackie que o autor identificará suas falhas.

Em seguida, apresentamos o artigo O conceito de opinião pública em Rousseau: Da corrupção do indivíduo à transparência do corpo político, de Rosângela Almeida Chaves. Neste, a autora busca revelar a evolução que o conceito de opinião pública sofre nas obras do genebrino. Primeiro, como um elemento negativo: fator de corrupção do povo; em outros momentos, como um controle social: estabilizaria os costumes e faria com que todos os seguissem.

O próximo artigo, Explicando e justificando ações: Sobre uma suposta “antinomia do agir”, de Darley Alves Fernandes. O texto aborda um aspecto a que Kant não deu ênfase, qual seja, a distinção entre “causa determinante” e “razão determinante”. A justificação de uma ação a partir de sua causa não se sustenta: a causa só nos faz entender e explicar a ação, mas não a justifica. Além disso, ambas não teriam um caráter excludente, mas sim complementar.

Nosso quarto artigo, intitulado O governo infinito dos homens: Escatologia e resistência em Foucault e Agamben, de Pedro Lucas Dulci, objetiva inquirir a articulação embrionária de alguns conceitos no interior do pensamento foucaultiano, os quais, mais tarde, serão usados por Agamben como genealogia teológica de economia e de governo. Foucault parte de um questionamento referente a pretensões políticas infinitas e indica formas escatológicas de contraconduta. Agamben faz uso dessas noções para desenvolver seu pensamento em relação àquelas sobre o tempo messiânico.

A seção de resenhas apresenta, em sua abertura, um texto elaborado por Fernando Cardoso Bertoldo, A educação ética como via da cidadania cosmopolita em Kant, o qual se constrói a partir do texto Sobre a pedagogia, de Immanuel Kant, em sua 2ª edição, de 1999. O objetivo desta resenha é explicitar por que e como, para Kant, a educação ética é o meio pelo qual a cidadania cosmopolita poderia ser alcançada. Bertoldo, para isso, busca dar algumas respostas para questões que concernem à concepção de ser humano e à possibilidade de uma formação moral e, além disso, o autor da resenha avalia se a obra identifica quais as condições necessárias para um ser humano pensar por si mesmo e quais as exigências necessárias para que se alcance uma cidadania cosmopolita.

A segunda resenha desta edição foi escrita por Miroslav Milovic, sobre o livro El ocaso de occidente [A crise do ocidente], do espanhol Luis Sáez Rueda. Rueda busca inspiração em Husserl, mas não trata dos mesmos temas, olha para a nossa realidade atual e a percebe como pobre em relação ao poder de autocriação: não somos mais uma sociedade que cria, somos uma sociedade de consumo. Dessa forma, Rueda pensa em formas de recriação da fonte produtiva. Além disso, salienta suas diferenças com o pensamento de Habermas, deixando claro que uma específica dimensão material da cultura estaria sendo perdida. Sua inspiração viria de Deleuze e de seus pressupostos rizomáticos, neste caso, a riqueza dos rizomas energéticos em contraposição às forças capitalistas e à cultura identitária que nos dominam.

Manifestamos nossa gratidão aos membros do Conselho Editorial da Inquietude, aos autores que confiaram na revista para a submissão e publicação de seus textos e, especialmente, aos pareceristas que compuseram a comissão de avaliação dos artigos aqui publicados. Ratificamos que o espaço da Inquietude busca a promoção de um diálogo filosófico, por isso deixamos aberto o convite para aqueles que objetivam, no futuro, enviar-nos seus textos. Agradecemos também o apoio e o incentivo da Faculdade de Filosofia às atividades da revista.

Por fim, gostaríamos de aproveitar para desejar boas vindas aos novos membros da Inquietude, aos editores: Aline Matos da Rocha, Eduarda Santos Silva, Fernando Batista Safadi, Joézer Carvalho de Castro, Kellen Aparecida Nascimento Ribeiro e Paulo Fernando Rocha Antunes, e também aos novos revisores: Davi Maranhão De Conti e Paola Nunes de Souza.

 

Adriane Campos de Assis Remigio

Publiée: 2017-08-22

L'ensemble du numéro

Resumos

  • Resumos de pesquisas desenvolvidas por estudantes da FaFil 2015-2017

    Adriane Campos de Assis Remigio, Céline Marie Agnès Clément, Chiyoko Gonçalves do Nascimento Oliveira, Darley Alves Fernandes, Diego de Souza Avendano, Edson Lenine Gomes Prado, Felipe Assunção Martins, Guilherme de Freitas Leal, João Aparecido Gonçalves Pereira, José Silva Ramos Filho, Luana Lopes Xavier, Luiz Carlos Ferreira Braga Junior, Paulo Júnio de Oliveira, Pedro Lucas Dulci, Stefian Metzen Klein, Aline Stéphanie Freitas dos Reis, Jean Carlos Campos de Souza Junior, Marcelo da Silva Araújo, Jefferson Galvão Tavares, Lais Cristina Rocha de Jesus, Marcelo Henrique Lisboa da Silva
    97-112