Das artes de governo de espírito cativo

Pontos de encontro entre Nietzsche e Foucault

Autor/innen

  • Walquiria Pereira Batista Universidade Federal de Goiás (UFG)

Schlagworte:

Nietzsche, Foucault, Artes de governo, Espírito cativo

Abstract

Este estudo trata de algumas relações possíveis entre as concepções dos filósofos Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, no tocante à constituição do Estado moderno e de um novo sujeito. Analisa-se o surgimento das artes de governo a que se debruça Foucault, com um enfoque voltado para a construção da subjetividade moderna. Ao mesmo tempo, examina-se o conceito de espírito cativo postulado por Nietzsche, em que um indivíduo é forjado pela modernidade em nome de uma suposta implantação da paz. Nesse sentido, buscamos estabelecer algumas conexões entre a formação do Estado e do sujeito moderno, aquele visto como peripécia das artes que, nos últimos séculos, tem conduzido este.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

DUARTE, André. Foucault no século 21. Cult, São Paulo, n. 134, p. 45-7, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. e org. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo:

Cia. das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

Veröffentlicht

2013-12-30

Zitationsvorschlag

PEREIRA BATISTA, Walquiria. Das artes de governo de espírito cativo: Pontos de encontro entre Nietzsche e Foucault. Inquietude, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 57–71, 2013. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/224. Acesso em: 19 mai. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos