Das artes de governo de espírito cativo
Pontos de encontro entre Nietzsche e Foucault
Mots-clés :
Nietzsche, Foucault, Artes de governo, Espírito cativoRésumé
Este estudo trata de algumas relações possíveis entre as concepções dos filósofos Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, no tocante à constituição do Estado moderno e de um novo sujeito. Analisa-se o surgimento das artes de governo a que se debruça Foucault, com um enfoque voltado para a construção da subjetividade moderna. Ao mesmo tempo, examina-se o conceito de espírito cativo postulado por Nietzsche, em que um indivíduo é forjado pela modernidade em nome de uma suposta implantação da paz. Nesse sentido, buscamos estabelecer algumas conexões entre a formação do Estado e do sujeito moderno, aquele visto como peripécia das artes que, nos últimos séculos, tem conduzido este.
Téléchargements
Références
DUARTE, André. Foucault no século 21. Cult, São Paulo, n. 134, p. 45-7, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. e org. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo:
Cia. das Letras, 1992.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Trad., notas e posf. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Walquiria Pereira Batista 2013

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.