O estoicismo e a brevidade da vida
Palavras-chave:
Estoicismo, Fases, Felicidade, Brevidade da vidaResumo
Este artigo descreve e analisa algumas teses filosóficas do estoicismo e da brevidade da vida em Sêneca. Em forma de esboço, apresenta e analisa alguns traços fundamentais da escola estoica e como a vida é breve, finita e passageira. A maioria das pessoas se apega às coisas fúteis da vida e à busca de bens exteriores, como o dinheiro e os bens materiais. Poucas se dão conta da arte de viver. E a filosofia torna-se o caminho para a felicidade e a tranquilidade da alma.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zigmunt. Vida a crédito: conversas com Citlali Rovirosa-Madrazo. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DALBOSCO, Claudio Almir. Sem humanização, o castelo desmorona. Universo UPF, Passo Fundo, n. 2, p. 6-7, mar. 2013.
GILL, Christopher. A escola no período imperial romano. In: INWOOD, Brad (org.). Os estoicos. Trad. Paulo Fernando T. Ferreira e Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2006, p. 35-63.
HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga? Trad. Dion D. Macedo. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2008.
LAÉRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas de filósofos ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. 2ª ed. Brasília: Ed. UnB, 2008.
REALE, Giovani. História da filosofia antiga: os sistemas da era helenística. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994.
SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Trad. Lúcia Sá Rebello, Ellen Itanajara Neves Vranas e Gabriel Nocchi Macedo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006.
SEDLEY, David. A escola, de Zeno a Ário Dídimo. In: INWOOD. (Org.). Os estoicos. Trad. Paulo Fernando T. Ferreira e Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2006, p. 7-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Nadir Antonio Pichler, Milena Paula Durante Zancanaro, Talia Castilhos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.