De Casearius ao Collegium

Contribuição espinosana para o ensino de filosofia

Autores

  • Fernando Bonadia de Oliveira Professor de Filosofia da Educação no Departamento de Filosofia e História da Educação (DEFHE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.59780/axjc5116

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Bento de Espinosa (1632 - 1677), Johannes Casearius (1642 – 1676), Educação moderna

Resumo

O artigo explora os significados que o exemplo do jovem Johannes Casearius – talvez o mais conhecido aprendiz das novas ciências do filósofo seiscentista Bento de Espinosa – pode ter para uma reflexão sobre o ensino de Filosofia na escola contemporânea. O exemplo, considerado em comparação com a experiência de Espinosa junto ao collegium que se reunia para ler e estudar seus textos, oferece a possibilidade de meditar sobre as dimensões do tempo e do espaço nas relações entre mestre e aprendiz na área de Filosofia. Procura-se mostrar como a postura de Espinosa diante de seu estudante, tido como rebelde e desagradável, bem como diante do collegium pode contribuir para refletirmos sobre a maneira pela qual o professor de Filosofia, não obstante o reconhecimento das imperfeições de alguns alunos, pode se empenhar mais em promover o cultivo, e não o cerceamento do pensar filosófico.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

BONADIA DE OLIVEIRA, Fernando. De Casearius ao Collegium: Contribuição espinosana para o ensino de filosofia. Inquietude, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 22–44, 2024. DOI: 10.59780/axjc5116. Disponível em: https://revistainquietude.com.br/index.php/inquietude/article/view/50. Acesso em: 21 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos