Vol. 9 Núm. 2 (2018): Dossiê Erotismo e Filosofia

					Ver Vol. 9 Núm. 2 (2018): Dossiê Erotismo e Filosofia

O curso de filosofia da Cidade de Goiás completa 9 anos em 2018. Em 2014, para comemorar os 5 anos de curso, foi realizado o primeiro Congresso de Filosofia na Cidade de Goiás e foi mantida sua edição a cada dois anos. O tema “Erotismo e Filosofia” atraiu pesquisadores de outros Estados e incentivou a ampliação da pesquisa nesse âmbito. O tema “Filosofia e Cidadania” presente também nessa edição abriu espaço para as discussões sobre gênero, que já se constituía como demanda nos anos anteriores, bem como abriu espaço para trabalhos ligados à formação e ao desenvolvimento humano.

Assim como a filosofia em geral, o Congresso possui caráter aberto, sem assumir para si nenhum posicionamento diante dos temas. Cada autor é responsável por suas investigações, que muitas vezes podem contrapor a fala de outro pesquisador.

Apesar de não darmos direcionamentos aos trabalhos, isso não significa neutralidade, pois não há planejamento e nem produção de conhecimento que sejam neutros. De fato, não direcionar significa prezar por alguns valores, a saber: pela autonomia, pela originalidade, pela liberdade de expressão, pelo respeito com a diversidade, pela tolerância a pontos de vista diferentes, desde que não haja preconceito ou discriminação, ou qualquer tipo de subjugação.

Este Dossiê representa apenas uma pequena amostra do que aconteceu no III Congresso durante a semana de 15 a 20 de janeiro de 2018, na cidade de Goiás, que reuniu mais de 45 pesquisadores de diversos lugares do país (Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná) e também de áreas diferentes (filosofia, direito, história, serviço social, artes plásticas, pedagogia) que participaram ativamente com palestras, comunicações, performances, exposições, contos, poemas, filmes e minicursos, conforme registro no Caderno de Resumos. Aqui, estão somente alguns dos trabalhos completos enviados e selecionados após a apresentação no Congresso.

E como já está se tornando tradição, não podemos deixar de finalizar com a frase da poetiza Cora Coralina: “esta fonte é para uso de todos os sedentos. Toma a tua parte. Vem a estas páginas e não entraves seu uso aos que têm sede”.

 

Ana Gabriela Colantoni

Publicado: 2019-07-31